sábado, 21 de agosto de 2010

Calendário de Atividades

Calendário de Atividades

1° Bimestre:
Projeto Semana da Cidadania















2° Bimestre:
Jornal Escolar















3° Bimestre:
Feira Literária

4° Bimestre:
Campeonato Estudantil

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Perfil da comunidade e do entorno

A comunidade no entorno da escola é de classe econômica média e baixa, suas casas são modestas como quase toda a população do município. O comércio local está se desenvolvendo um pouco mais, empresas de outros municípios estão sendo instaladas na cidade. Sua uma infra-estrutura é modesta, por isso muitas pessoas precisam se deslocar para outras cidades para comprar alguns produtos.

A cidade dispõe de um hospital público e de uma clínica particular, por isso os casos de doenças mais são tratados em Salvador ou Aracaju. O saneamento básico e a segurança pública são precários e precisam de maior investimento por parte do poder público.

Perfil dos estudantes


Em 2010, a instituição funciona com 25 turmas com a modalidade Formação Geral do Ensino Médio regular e Ensino Médio Inovador, atendendo 1.100 alunos da zona urbana e rural, provenientes das classes média e baixa distribuídos nos turnos matutino, vespertino e noturno.

No turno matutino estão matriculados 264 alunos divididos nas três séries, onde 118 alunos estão distribuídos em 4 turmas de 1º ano, 96 alunos em 4 turmas de 2º ano e 50 alunos em 1 sala de 3 º ano. Neste turno os alunos são todos adolescentes na faixa etária de 14 a 19 anos, provenientes de classe média e baixa, na sua maioria, pertencentes à zona urbana, com poucos da zona rural, contado com alunos brancos, afro-descendentes, morenos e pardos.

Já no vespertino atuamos com 363 alunos distribuídos em 3 turmas de 1º ano com 133 alunos, 3 turmas de 2º ano com 116 alunos e 3 turmas de 3º ano com 114 alunos. O alunado é em sua maioria composto por alunos da zona rural com faixa etária de 16 a 25 anos e classe econômica média e baixa sendo eles brancos, afro-descendentes, morenos e pardos.

No noturno estão matriculados 412 divididos em 3 turmas de 1º ano com 124 alunos, 2 turmas de 2º ano com 97 alunos e 4 turmas de 3º ano com 191 alunos. Verificamos neste turno a presença de alunos a presença de alunos da zona urbana e rural com faixa etária de 18 a 40 anos oriundos da classe baixa e média, sendo que a grande maioria trabalha durante o dia contando com a presença de brancos, afro-descendentes, morenos e pardo.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Estrutura física e de recursos da escola


A escola possui nove salas de aula amplas, arejadas, um laboratório de informática com dez computadores, uma diretoria, uma secretaria, uma sala de professores, uma cozinha, oito sanitários para alunos, um sanitário para funcionários, uma quadra poliesportiva descoberta, um pátio e uma praça.

Estrutura organizacional da escola.


A Direção é o órgão que coordena todas as atividades do Colégio Estadual Professor Luiz Navarro de Brito, estabelecendo medidas administrativas, financeira, jurídica e pedagógica, em conjunto com o colegiado escolar, necessários para a organização e funcionamento do Colégio. A Direção é representada por uma equipe composta por uma diretora e duas vice-diretoras, eleitas no processo de Gestão democrática as quais têm habilitação em Língua Portuguesa, sendo que a diretora está no cargo há dez anos, e as vice- diretoras estão há dois anos.
A equipe de Direção e Colegiado Escolar são responsáveis pela execução eficaz da Proposta Pedagógica e desenvolvimento pleno dos objetivos educacionais, promovendo a aprendizagem intelectual, afetiva, ética, social e política.
Como a escola não dispõe de uma Coordenação Pedagógica, a direção ajuda os docentes nos procedimentos de ensino, na descrição dos objetivos educacionais e no próprio desempenho do professor.
Os docentes que fazem parte do Colégio Estadual Professor Luiz Navarro de Brito pautam-se por princípios da ética democrática, orientando os alunos, gerindo a classe, promovendo o processo ensino-aprendizagem, planejando, avaliando, dentre outras funções que propiciem a efetivação da ação educativa.
Os funcionários colaboram com o trabalho desenvolvido pelo professor e pela direção da escola auxiliando no processo educativo.