segunda-feira, 29 de novembro de 2010
PROJETO DE LEITURA
domingo, 24 de outubro de 2010
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
PEAMSS VISITA NAVARRO!
PEAMSS vai à Escola!
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
1ª Exposição de Geografia
OFICINA DE FOTOGRAFIA PEAMSS
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Concurso IdentificAção
Concurso de Vídeo - IdentificAção
As alunas Baldênia e Santilhia, do 1° C, que fazem parte do Ensino Médio Inovador-EMI, participaram do projeto IdentificAção com o vídeo Impactos Ambientais em Cícero Dantas. O vídeo foi classificado em nível de DIREC em 3º lugar. O projeto foi coordenado pela professora Joice Castro.
domingo, 5 de setembro de 2010
TAL – Tempos de Arte Literária
O Projeto da Secretaria de Educação do Estado da Bahia – Tempos de Arte Literária, reúne poesias e textos literários dos alunos da 5ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio das escolas públicas estaduais dos 417 municípios baianos. Uma iniciativa importante para o trabalho pedagógico das nossas escolas.
Este ano o TAL Regional publicou seu primeiro livro, onde estão inclusas as poesias e textos dos estudantes que participaram do Projeto.
Do nosso colégio foi publicado o poema do aluno Daniel Oliveira Santana, do 3º ano, noturno. O poema é o seguinte:
TEMPOS DE SECA NO SERTÃO
Quando a seca se abate no sertão
A flor fica desgastada
Pelo intenso efeito do sol
E pela falta de chuva continuada
Em meio a caatinga
Animais buscam o que comer
Na pastagem seca e amarela
Muitos acabam por morrer.
Os sertanejos diariamente
Lutam para sobreviver
Com um sol escaldante
Vêem até o chão tremer,
A noite, vê-se no imenso céu
As estrelas e o luar
E em meio a balançar das árvores
Ouve-se a coruja piar.
Os sertanejos pede a Deus
Que não demore a chuva vir
Pois com tanta desgraça
Do sertão terão que partir.
Enfim a chuva chega
A alegria retorna ao sertão
As pastagens enverdecem
E a rotina tem continuação.
DANIEL OLIVEIRA SANTANA
COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR LUIZ NAVARRO DE BRITO
CÍCERO DANTAS - BAHIA
DIREC 11 – RIBEIRA DO POMBAL
sábado, 21 de agosto de 2010
Calendário de Atividades
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
Perfil da comunidade e do entorno
A comunidade no entorno da escola é de classe econômica média e baixa, suas casas são modestas como quase toda a população do município. O comércio local está se desenvolvendo um pouco mais, empresas de outros municípios estão sendo instaladas na cidade. Sua uma infra-estrutura é modesta, por isso muitas pessoas precisam se deslocar para outras cidades para comprar alguns produtos.
A cidade dispõe de um hospital público e de uma clínica particular, por isso os casos de doenças mais são tratados em Salvador ou Aracaju. O saneamento básico e a segurança pública são precários e precisam de maior investimento por parte do poder público.
Perfil dos estudantes
Em 2010, a instituição funciona com 25 turmas com a modalidade Formação Geral do Ensino Médio regular e Ensino Médio Inovador, atendendo 1.100 alunos da zona urbana e rural, provenientes das classes média e baixa distribuídos nos turnos matutino, vespertino e noturno.
No turno matutino estão matriculados 264 alunos divididos nas três séries, onde 118 alunos estão distribuídos em 4 turmas de 1º ano, 96 alunos em 4 turmas de 2º ano e 50 alunos em 1 sala de 3 º ano. Neste turno os alunos são todos adolescentes na faixa etária de 14 a 19 anos, provenientes de classe média e baixa, na sua maioria, pertencentes à zona urbana, com poucos da zona rural, contado com alunos brancos, afro-descendentes, morenos e pardos.
Já no vespertino atuamos com 363 alunos distribuídos em 3 turmas de 1º ano com 133 alunos, 3 turmas de 2º ano com 116 alunos e 3 turmas de 3º ano com 114 alunos. O alunado é em sua maioria composto por alunos da zona rural com faixa etária de 16 a 25 anos e classe econômica média e baixa sendo eles brancos, afro-descendentes, morenos e pardos.
No noturno estão matriculados 412 divididos em 3 turmas de 1º ano com 124 alunos, 2 turmas de 2º ano com 97 alunos e 4 turmas de 3º ano com 191 alunos. Verificamos neste turno a presença de alunos a presença de alunos da zona urbana e rural com faixa etária de 18 a 40 anos oriundos da classe baixa e média, sendo que a grande maioria trabalha durante o dia contando com a presença de brancos, afro-descendentes, morenos e pardo.
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Estrutura física e de recursos da escola
Estrutura organizacional da escola.
A equipe de Direção e Colegiado Escolar são responsáveis pela execução eficaz da Proposta Pedagógica e desenvolvimento pleno dos objetivos educacionais, promovendo a aprendizagem intelectual, afetiva, ética, social e política.
Como a escola não dispõe de uma Coordenação Pedagógica, a direção ajuda os docentes nos procedimentos de ensino, na descrição dos objetivos educacionais e no próprio desempenho do professor.
Os docentes que fazem parte do Colégio Estadual Professor Luiz Navarro de Brito pautam-se por princípios da ética democrática, orientando os alunos, gerindo a classe, promovendo o processo ensino-aprendizagem, planejando, avaliando, dentre outras funções que propiciem a efetivação da ação educativa.
Os funcionários colaboram com o trabalho desenvolvido pelo professor e pela direção da escola auxiliando no processo educativo.