segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Campeonato Navarro de Brito 2010 - Cícero Dantas-BA

PROJETO DE LEITURA


O Colégio Estadual professor Luiz Navarro de Brito da cidade de Cícero Dantas na Bahia, realizou a sua primeira feira de leitura no dia 18 de novembro de 2010.
O Projeto de Leitura  envolveu todas as disciplinas e foi trabalhado em todos os turnos durante dois meses, sendo que os resultados dos trabalhos foram expostos em frente ao colégio em stands para cada duas turmas, totalizando 12 stands.
O Projeto  que teve como título “Viajando na Leitura”, mobilizou toda a comunidade escolar, além de trazer diversas apresentações culturais no palco.
O seu principal objetivo foi o  de fomentar o desenvolvimento da leitura nas suas variadas formas. Avaliamos como um sucesso, pois além da participação maciça da comunidade escolar houve a interação de todas as disciplinas, ou seja,  foi um Projeto Interdisciplinar.

Equipe Gestora

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

PEAMSS VISITA NAVARRO!

PEAMSS vai à Escola!


Em 14 de junho de 2010, o Projeto foi apresentado aos alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Luiz Navarro de Brito. Na oportunidade a Coordenadora Cristina Carvalho fez palestra sobre Saneamento Básico, com objetivo de promover a reflexão e entendimento sobre a realidade local e global das questões socioambientais.


quinta-feira, 16 de setembro de 2010

1ª Exposição de Geografia

A 1ª Epoxição de Geografia será realizado no dia 17 de Setembro no turno matutino do Colégio Navarro.

OFICINA DE FOTOGRAFIA PEAMSS

A professora Joice Castro e os alunos Uilza, Gustavo, Denilza e Daniela fazem parte do Programa de Educação Ambiental e Mobilização Social para o Saneamento-PEAMS, promovido pelo Ministério das Cidades,que tem por objetivo criar o Plano Municipal de Saneamento Básico na comunidade cicerodantense.


segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Concurso IdentificAção



Concurso de Vídeo - IdentificAção

As alunas Baldênia e Santilhia, do 1° C, que fazem parte do Ensino Médio Inovador-EMI, participaram do projeto IdentificAção com o vídeo Impactos Ambientais em Cícero Dantas. O vídeo foi classificado em nível de DIREC em 3º lugar. O projeto foi coordenado pela professora Joice Castro.

domingo, 5 de setembro de 2010


TAL – Tempos de Arte Literária
O Projeto da Secretaria de Educação do Estado da Bahia – Tempos de Arte Literária, reúne poesias e textos literários dos alunos da 5ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio das escolas públicas estaduais dos 417 municípios baianos. Uma iniciativa importante para o trabalho pedagógico das nossas escolas.
Este ano o TAL Regional publicou seu primeiro livro, onde estão inclusas as poesias e textos dos estudantes que participaram do Projeto.
Do nosso colégio foi publicado o poema do aluno Daniel Oliveira Santana, do 3º ano, noturno. O poema é o seguinte:

TEMPOS DE SECA NO SERTÃO
Quando a seca se abate no sertão
A flor fica desgastada
Pelo intenso efeito do sol
E pela falta de chuva continuada
Em meio a caatinga
Animais buscam o que comer
Na pastagem seca e amarela
Muitos acabam por morrer.

Os sertanejos diariamente
Lutam para sobreviver
Com um sol escaldante
Vêem até o chão tremer,
A noite, vê-se no imenso céu
As estrelas e o luar
E em meio a balançar das árvores
Ouve-se a coruja piar.
Os sertanejos pede a Deus
Que não demore a chuva vir
Pois com tanta desgraça
Do sertão terão que partir.

Enfim a chuva chega
A alegria retorna ao sertão
As pastagens enverdecem
E a rotina tem continuação.

DANIEL OLIVEIRA SANTANA
COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR LUIZ NAVARRO DE BRITO
CÍCERO DANTAS - BAHIA
DIREC 11 – RIBEIRA DO POMBAL

sábado, 21 de agosto de 2010

Calendário de Atividades

Calendário de Atividades

1° Bimestre:
Projeto Semana da Cidadania















2° Bimestre:
Jornal Escolar















3° Bimestre:
Feira Literária

4° Bimestre:
Campeonato Estudantil

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Perfil da comunidade e do entorno

A comunidade no entorno da escola é de classe econômica média e baixa, suas casas são modestas como quase toda a população do município. O comércio local está se desenvolvendo um pouco mais, empresas de outros municípios estão sendo instaladas na cidade. Sua uma infra-estrutura é modesta, por isso muitas pessoas precisam se deslocar para outras cidades para comprar alguns produtos.

A cidade dispõe de um hospital público e de uma clínica particular, por isso os casos de doenças mais são tratados em Salvador ou Aracaju. O saneamento básico e a segurança pública são precários e precisam de maior investimento por parte do poder público.

Perfil dos estudantes


Em 2010, a instituição funciona com 25 turmas com a modalidade Formação Geral do Ensino Médio regular e Ensino Médio Inovador, atendendo 1.100 alunos da zona urbana e rural, provenientes das classes média e baixa distribuídos nos turnos matutino, vespertino e noturno.

No turno matutino estão matriculados 264 alunos divididos nas três séries, onde 118 alunos estão distribuídos em 4 turmas de 1º ano, 96 alunos em 4 turmas de 2º ano e 50 alunos em 1 sala de 3 º ano. Neste turno os alunos são todos adolescentes na faixa etária de 14 a 19 anos, provenientes de classe média e baixa, na sua maioria, pertencentes à zona urbana, com poucos da zona rural, contado com alunos brancos, afro-descendentes, morenos e pardos.

Já no vespertino atuamos com 363 alunos distribuídos em 3 turmas de 1º ano com 133 alunos, 3 turmas de 2º ano com 116 alunos e 3 turmas de 3º ano com 114 alunos. O alunado é em sua maioria composto por alunos da zona rural com faixa etária de 16 a 25 anos e classe econômica média e baixa sendo eles brancos, afro-descendentes, morenos e pardos.

No noturno estão matriculados 412 divididos em 3 turmas de 1º ano com 124 alunos, 2 turmas de 2º ano com 97 alunos e 4 turmas de 3º ano com 191 alunos. Verificamos neste turno a presença de alunos a presença de alunos da zona urbana e rural com faixa etária de 18 a 40 anos oriundos da classe baixa e média, sendo que a grande maioria trabalha durante o dia contando com a presença de brancos, afro-descendentes, morenos e pardo.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Estrutura física e de recursos da escola


A escola possui nove salas de aula amplas, arejadas, um laboratório de informática com dez computadores, uma diretoria, uma secretaria, uma sala de professores, uma cozinha, oito sanitários para alunos, um sanitário para funcionários, uma quadra poliesportiva descoberta, um pátio e uma praça.

Estrutura organizacional da escola.


A Direção é o órgão que coordena todas as atividades do Colégio Estadual Professor Luiz Navarro de Brito, estabelecendo medidas administrativas, financeira, jurídica e pedagógica, em conjunto com o colegiado escolar, necessários para a organização e funcionamento do Colégio. A Direção é representada por uma equipe composta por uma diretora e duas vice-diretoras, eleitas no processo de Gestão democrática as quais têm habilitação em Língua Portuguesa, sendo que a diretora está no cargo há dez anos, e as vice- diretoras estão há dois anos.
A equipe de Direção e Colegiado Escolar são responsáveis pela execução eficaz da Proposta Pedagógica e desenvolvimento pleno dos objetivos educacionais, promovendo a aprendizagem intelectual, afetiva, ética, social e política.
Como a escola não dispõe de uma Coordenação Pedagógica, a direção ajuda os docentes nos procedimentos de ensino, na descrição dos objetivos educacionais e no próprio desempenho do professor.
Os docentes que fazem parte do Colégio Estadual Professor Luiz Navarro de Brito pautam-se por princípios da ética democrática, orientando os alunos, gerindo a classe, promovendo o processo ensino-aprendizagem, planejando, avaliando, dentre outras funções que propiciem a efetivação da ação educativa.
Os funcionários colaboram com o trabalho desenvolvido pelo professor e pela direção da escola auxiliando no processo educativo.